Skip to main content
FCCN serviços digitais da FCT
NAU site
  • Help
  • Courses
  • Programs
  • News
  • Partners
  • Espaço AP
  • You are here:
  • Home
  • News
  • A importância da literacia digital nas gerações mais jovens

A importância da literacia digital nas gerações mais jovens

Categories

NewsExact Sciences and Technology

06/27/2024

Share on FacebookShare on TwitterShare on LinkedinShare by Email
Podemos pensar que o contacto frequente com tecnologias digitais é sinónimo de literacia digital. Contudo, vários estudos mostram que esta pode ser uma conclusão errada.

A estatística é recente e ilustrativa dos desafios colocados pelo presente ecossistema digital. De acordo com um estudo realizado pela Aliança Australiana para a Literacia dos Media, apenas 41% das crianças australianas entre os 8 e os 16 estão “confiantes de que conseguem distinguir notícias falsas de notícias verdadeiras”. Este dado leva o diário britânico The Guardian a deixar a questão “Será que devemos ensinar sobre os média nas aulas como ensinamos matemática?”. 

Os desafios colocados online às crianças e jovens são os mesmos que os de qualquer cidadão, desde a desinformação às ameaças de cibersegurança, passando pelos obstáculos à privacidade ou pelo discurso de ódio. No caso dos jovens, estas ameaças ganham uma dimensão ainda mais significativa, tendo em conta a sua inexperiência e a consequente necessidade de proteção. 

“O acesso às tecnologias digitais traz consigo riscos para o bem-estar das crianças e para a saúde mental e física”, explica a UNICEF, no seu site, sublinhando que “à medida que o mundo digital, cada vez mais, regista e molda as ações e decisões das crianças, a sua liberdade é colocada em risco, bem como o desenvolvimento da sua saúde”. 

Como recorda o portal EdSurge, pode haver a tentação de fazer corresponder o conceito de “nativo digital” (alguém que nasceu e cresceu num contexto marcado pelo uso frequente das novas tecnologias) com literacia digital. Contudo, explica Nada Tamez-Robledo, essa é uma falsa equivalência: “Os estudantes podem ter competências digitais, mas não a literacia digital necessária”. 

Neste contexto, a formação digital pode desempenhar um papel fundamental na garantia dos conhecimentos e competências necessárias para uma utilização segura, equilibrada e saudável das tecnologias digitais. Os cursos abertos, massivos e online (MOOCs), em particular, são oportunidades de comunicação e formação de especial interesse, ao permitirem uma aprendizagem realizada ao ritmo dos mais jovens, muitas vezes utilizando técnicas que são especialmente eficazes nestas gerações como a gamificação. 

Na Plataforma NAU, poderá encontrar vários cursos dedicados aos temas da literacia digital e dos media. Encontre a oportunidade ideal para vários perfis e interesses em https://www.nau.edu.pt/cursos

Related posts

«Collaboration is how we build and maintain a platform in a sustainable way»

Categories

InterviewExact Sciences and Technology

O que é o Desenvolvimento Web Ético? E qual o seu papel na sustentabilidade?

Categories

ArticleExact Sciences and TechnologyNatural and Environmental Sciences

Sustentabilidade na era da Inteligência Artificial: literacia para um futuro consciente

Categories

ArticleExact Sciences and TechnologyNatural and Environmental Sciences

Other categories of articles

Exact Sciences and TechnologyInterview
NAU site
Subscribe our newsletterFollow us on FacebookFollow us on Linkedin
NAU
  • Who we are
  • Courses
  • How to become a partner
  • Open source
  • Accessibility
Communication
  • Help
  • News
  • Media kit
  • Site Map
Legal
  • Terms and conditions
  • Privacy Policy
  • Cookies Policy
  • Certification Policy
  • Newsletter consent
República Portuguesa - Educação, Ciência e Inovação FCCN - Serviços digitais FCT FCCN - Serviços digitais FCT

© 2025 FCCN-FCT. All right reserved.