Skip to main content
FCCN serviços digitais da FCT
NAU site
  • Help
  • Courses
  • Programs
  • News
  • Partners
  • Espaço AP
  • You are here:
  • Home
  • News
  • A importância da formação em Igualdade de Género: o testemunho de Sandra Ribeiro, presidente da CIG

A importância da formação em Igualdade de Género: o testemunho de Sandra Ribeiro, presidente da CIG

Categories

Interview

12/19/2023

Share on FacebookShare on TwitterShare on LinkedinShare by Email
Foram lançados dois cursos do INCoDe.2030 sobre igualdade de género nas TIC. No âmbito deste reforço, fomos perceber junto da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) a importância de estar informado sobre esta temática.

Sandra Ribeiro, Presidente da CIG, começa por explicar que“Formação, informação e capacitação para a igualdade, em qualquer setor da economia e sociedade portuguesa, é um dos principais objetivos da Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação 2018-2030-Portugal +Igual”. 

Nesse sentido, a responsável da entidade refere que “utilizar a plataforma NAU para divulgar cursos de formação em várias áreas que abordem a dimensão da promoção da igualdade de género numa perspetiva transversal e interseccional é uma excelente metodologia para potenciar a educação para a igualdade e diversidade”. 

Sobre os dois cursos INCoDe.2030 “Participação e Igualdade de Género nas TIC” e “Abordagens Inclusivas de Género na Tecnologia”, a CIG refere que os referenciais que algumas entidades já publicaram na NAU são, à partida, “instrumentos que respeitam as orientações nacionais e internacionais, vertidas nos tratados comunitários e das Nações Unidas, e bem assim na legislação nacional”. 

Ciente da oportunidade de recorrer a Cursos Online Abertos e Massivos (MOOC) para levar a temática da Igualdade de género a mais pessoas, Sandra Ribeiro partilha ainda algumas ambições: “Muito em breve, a CIG irá submeter também nesta plataforma referenciais por si concebidos, que visam a promoção da igualdade entre homens e mulheres, a prevenção e combate à violência doméstica, e a promoção e respeito pelos direitos das pessoas LGBT”.

As duas formações mais recentes sobre igualdade de género na NAU já estão disponíveis e são abertas a todas as pessoas, não existindo nenhum requisito quanto à escolaridade ou certificação anterior.

Participação e Igualdade de Género nas TIC

OrganizationINCoDe.2030
Course codePIGT
Course date Archived
The entire course can be completed without cost.

Abordagens Inclusivas de Género na Tecnologia

OrganizationINCoDe.2030
Course codeAIGT
Course date Archived
The entire course can be completed without cost.

Estes cursos são financiados por:

Related posts

Dia Nacional da Sustentabilidade: «O conhecimento é a base para um futuro energético mais justo e sustentável»

Categories

InterviewPartnerNatural and Environmental Sciences

“É através da colaboração que construímos e mantemos uma plataforma de forma sustentável”

Categories

InterviewExact Sciences and Technology

«Mais do que uma questão individual, as barreiras linguísticas em saúde são uma questão coletiva»: novo curso da Universidade NOVA de Lisboa aborda a tradução através de Inteligência Artificial em contexto de cuidados de saúde

Categories

InterviewAbout the course

Other categories of articles

NAU site
Subscribe our newsletterFollow us on FacebookFollow us on Linkedin
NAU
  • Who we are
  • Courses
  • How to become a partner
  • Open source
  • Accessibility
Communication
  • Help
  • News
  • Media kit
  • Site Map
Legal
  • Terms and conditions
  • Privacy Policy
  • Cookies Policy
  • Certification Policy
  • Newsletter consent
República Portuguesa - Educação, Ciência e Inovação FCCN - Serviços digitais FCT FCCN - Serviços digitais FCT

© 2025 FCCN-FCT. All right reserved.