Categories
Article06/13/2022
Uma das principais mais-valias da educação online está relacionada com a autonomia que oferece ao estudante ou formando. Contudo, é importante que esta maior flexibilidade seja rentabilizada com método. É importante começar por criar um horário de estudo que lhe permita realizar uma melhor gestão do tempo. Neste particular, é importante ser disciplinado – pode mesmo recorrer a lembretes para o auxiliar nesta tarefa. Elabore a sua própria lista de prioridades e a partir daqui será mais fácil estabelecer períodos de tempo para cada atividade.
Outra estratégia relacionada com a criação de um método passa pela definição de um espaço de estudo. Este passo tem como objetivo ajudar a eliminar distrações e a evitar o multitasking durante o período definido anteriormente. Nesse sentido, são boas práticas a maximização da janela do vídeo do curso, bem como colocar o telemóvel em silêncio (ou mesmo noutra divisão) e encerrar todas as outras janelas do seu browser.
Definir objetivos é uma das máximas intemporais do estudante ou formando. Num contexto de aprendizagem online, poderá ser especialmente importante conciliar esta tarefa com a experimentação de vários métodos ou técnicas de estudo, até descobrir qual o mais compatível com o seu perfil e contexto. A técnica Pomodoro (séries de 25 minutos de trabalho interrompidas por um temporizador e 5 minutos de descanso) é um exemplo de uma técnica que tem vindo a ganhar popularidade.
Se ajudar, elabore um cronograma de estudo. Para chegar até à maior conquista ou à fase de conclusão, já teve de passar por várias outras etapas e detalhes. É como dividir uma escada em degraus e subir progressivamente.
Assim, pode estabelecer objetivos a curto, médio e longo prazo. Celebre igualmente cada um deles porque todos fazem parte do caminho. Vão levá-lo para mais perto do objetivo e, consequentemente, melhorar a sua motivação para seguir em frente!
Tendo em conta o contexto de estudo online, há ainda um outro princípio que poderá ser fundamental – praticar uma aprendizagem ativa. Este objetivo pode ser alcançado ao tirar notas, imprimir materiais e testar o seu conhecimento com regularidade. Por outro lado, se possível procure interagir com outras pessoas que estejam a realizar o MOOC, partilhando notas ou impressões e esclarecendo dúvidas.
Na Plataforma NAU, cada entidade tem os seus próprios critérios e liberdade para construir os conteúdos que integram a formação. O nível de esforço não é linear a varia de módulo para módulo, pelo que os formandos devem estar atentos aos critérios, prazos e atividades de estudo descritas no módulo inicial do curso, para que o possam concluir com sucesso.
Por fim, aposte num método de estudo equilibrado que contemple as pausas necessárias e inclua formas de aumentar a motivação. Representar visualmente os seus objetivos e associar ao cumprimento de cada um deles um período de descanso poderão ser boas opções.
São estas pequenas mudanças e ajustes na sua rotina que vão marcar a diferença a longo prazo. Com a agenda organizada e mais foco no que realmente importa, a sua produtividade será muito maior.
Aprender é um investimento pessoal. Requer tempo, disposição e concentração mas no final de contas está a elevar o conhecimento -» a maior arma de todas. Conte com a NAU para estar “Sempre a Aprender!”
Bom estudo!
Categories
ArticleExact Sciences and TechnologyCategories
ArticleSocial SciencesCategories
ArticleNatural and Environmental Sciences