Skip to main content
FCCN serviços digitais da FCT
NAU site
  • Help
  • Courses
  • Programs
  • News
  • Partners
  • Espaço AP
  • You are here:
  • Home
  • Gestor de Segurança de Recintos Desportivos - 2

Gestor de Segurança de Recintos Desportivos - 2

Ref. GSRD2
Conheça as melhores práticas para lidar com incidentes, desenvolver estratégias de prevenção e de segurança, gerir conflitos e promover a inclusão e o respeito nos espetáculos desportivos.
  • Duration: 7 hours
  • Effort: 7 hours
  • Pace: Self paced
  • Languages: Portuguese
  • 2,824 already enrolled!
course cover image
Share on FacebookShare on TwitterShare on LinkedinShare by Email

What you will learn

Após a conclusão das duas partes da formação (a presente parte 2 e a parte 1), os participantes serão capazes de implementar uma abordagem integrada da segurança, da proteção e do serviço em eventos desportivos, conhecendo as funções e âmbito de atuação das diferentes entidades responsáveis, entender o enquadramento jurídico relacionado com a ética e a segurança em espetáculos desportivos e dar cumprimento a planos e regulamentos de prevenção e de segurança.

Os participantes também serão capazes, nos espetáculos desportivos, de manter um ambiente seguro e acolhedor, de identificar e implementar medidas de segurança, de proteção e de serviços, de reconhecer incidentes/emergências, comportamentos proibidos e riscos associados, de apreender competências para atuar, orientar e prestar auxílio em conformidade e de reportar e preencher relatórios de incidentes.

Constituem objetivos específicos da formação de gestor de segurança:

  1. Promover a aquisição de competências sobre normas de segurança em recintos desportivos, comportamentos proibidos, orientação, conforto e bem-estar dos espectadores;
  2. Dotar o formando de conhecimentos relativos à ética no desporto e ao regime jurídico da segurança e combate ao racismo, à xenofobia e à intolerância nos espetáculos desportivos;
  3. Dotar o formando com conhecimentos do regime jurídico do exercício da atividade de segurança privada, sistema de segurança interna e forças e serviços de segurança;
  4. Dotar o formando de conhecimentos técnicos para dar cumprimento a planos e regulamentos de funcionamento, prevenção e de segurança.

Description

Esta formação corresponde à segunda parte da formação base para Gestores de Segurança e tem como objetivo fornecer o conhecimento necessário para o desempenho das funções de Gestor de Segurança, conforme exigido pela legislação em vigor.

A formação dará a conhecer os requisitos de segurança, prevenção e serviço, incluindo dar cumprimento a planos e regulamentos de prevenção e de segurança, assegurar a ligação e a coordenação com as forças de segurança, os serviços de emergência médica e de proteção civil, os bombeiros, o organizador da competição, a segurança privada e outros intervenientes. No final serão abordados os diversos tipos de incidentes que podem ocorrer em recintos desportivos e a melhor forma de elaborar o seu registo e fazer o necessário reporte.

A formação será de natureza teórico-prática e fornecerá aos participantes o conhecimento e as competências para desempenhar a função de Gestor de Segurança em recintos desportivos com uma lotação inferior a 5.000 espectadores ao ar livre ou inferior a 1.000 espectadores em recintos fechados e onde não se realizem competições profissionais ou espetáculos desportivos qualificados de risco elevado de nível 1.

Format

Esta formação desenvolve-se em 2 momentos de aprendizagem (temas centrais) com múltiplos recursos, atividades e vídeos.

Prerequisites

O acesso ao conteúdo desta formação não tem pré-requisitos, no entanto para exercer a função de gestor de segurança deve preencher, permanente e cumulativamente, os seguintes requisitos:

a) Possuir a escolaridade obrigatória;

b) Possuir plena capacidade de exercício de direitos;

c) Não ter sido condenado por sentença transitada em julgado pela prática de crime previsto na presente lei, bem como, por crime doloso contra a vida, contra a integridade física, contra a reserva da vida privada, contra o património, contra a vida em sociedade, designadamente o crime de falsificação, contra a segurança das telecomunicações, contra a ordem e tranquilidade públicas, contra a autoridade pública, designadamente os crimes de resistência e de desobediência à autoridade pública, por crime de detenção de arma proibida, ou por qualquer outro crime doloso punível com pena de prisão superior a 3 anos, sem prejuízo da reabilitação judicial, até cinco anos após o cumprimento da respetiva pena.

Assessment and certification

Avaliação:

No final de cada momento de aprendizagem terá um questionário de avaliação para consolidar os conhecimentos adquiridos.

Para concluir a formação terá de consultar todos os recursos de aprendizagem e responder a todos os momentos de avaliação, concluindo com a percentagem mínima 75% de respostas corretas.

Certificação:

A conclusão com sucesso da formação (parte 1 e parte 2) permite-lhe solicitar a emissão de Certificado de Gestor de Segurança – Nível de Formação Base, caso pretenda.

Esta formação habilita os detentores do Certificado de Gestor de Segurança – Nível de Formação Base a desempenharem a função de Gestor de Segurança, em recintos desportivos com lotação de público inferior a 1000 espectadores em recinto fechado ou com lotação inferior a 5000 espectadores em recintos ao ar livre e onde não ocorram competições profissionais ou espetáculos desportivos qualificados de risco elevado de Nível 1.

Esta formação é ainda requisito prévio para a inscrição no Nível de Formação Avançada de Gestor de Segurança, para poderem exercer a função de Gestor de Segurança em recintos desportivos com lotação de público entre 1001 e 5000 espectadores em recinto fechado ou com lotação entre 5001 e 14999 espectadores em recintos ao ar livre e onde não ocorram competições profissionais.

Course plan

Momento 1 - CONCEITOS INTRODUTÓRIOS
Momento 2 - REGIME JURÍDICO
Momento 3 - MEDIDAS DE SEGURANÇA
Momento 4 - INCIDENTES

Organizations

Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto

Colaboração

Guarda Nacional Republicana, Polícia de Segurança Pública, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Instituto Nacional de Emergência Médica, I.P. (INEM, I.P.), Plano Nacional da Ética no Desporto (PNED) do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ, I.P.), Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR).

Produção

NAU site
Subscribe our newsletterFollow us on FacebookFollow us on Linkedin
NAU
  • Who we are
  • Courses
  • How to become a partner
  • Open source
  • Accessibility
Communication
  • Help
  • News
  • Media kit
  • Site Map
Legal
  • Terms and conditions
  • Privacy Policy
  • Cookies Policy
  • Certification Policy
  • Newsletter consent
República Portuguesa - Educação, Ciência e Inovação FCCN - Serviços digitais FCT FCCN - Serviços digitais FCT

© 2025 FCCN-FCT. All right reserved.