A história dos Descobrimentos tem sido contada quase sempre por uma perspetiva eurocêntrica, muito focada na descrição e análise dos homens europeus, como se fossem os únicos protagonistas desses acontecimentos. Este método pouco abrangente gerou uma corrente de opinião que critica o processo dos Descobrimentos, precisamente por abordar esta época como se fosse uma história unilateral dos europeus. No entanto, cada vez que os portugueses descobriram um povo, foram também descobertos por esse mesmo povo, numa lógica de reciprocidade de co-protagonismo.
Este curso tem como objetivo mostrar os descobrimentos mútuos, tendo por base os relatos dos navegadores portugueses que deram voz aos seus interlocutores. Não se limitaram a narrar a sua aventura, mas tiveram o cuidado de referir o modo como os povos desconhecidos reagiam ao avistá-los e como estabeleceram os primeiros intercâmbios desconhecendo as línguas e os hábitos dos outros. Ao contrário dos autores contemporâneos, que ignoram a descoberta da civilização europeia pelos povos ultramarinos, os viajantes do século XV e XVI deram testemunho dessa descoberta revolucionária.
O curso estrutura-se em dois módulos principais, seguidos de uma conclusão reflexiva. O Módulo 1, “Vozes dos Descobrimentos”, centra-se na identificação dos principais autores e testemunhos dos primeiros encontros, permitindo analisar as reações mútuas, o espanto, a comunicação gestual e o contacto cultural. O Módulo 2, “Imagens do Mútuo Descobrimento”, explora a relação entre os textos e as imagens históricas, estabelecendo paralelos entre narrativa e representação visual, e distinguindo diferentes perspetivas culturais, incluindo marcas de visão eurocêntrica e sinais de interculturalidade. A conclusão sintetiza as aprendizagens e propõe um desafio que convida o formando a prosseguir a sua exploração histórica para o próximo curso do programa Descobrimentos Mútuos.
A aprendizagem é enriquecida por uma variedade de atividades interativas, incluindo atividades de arrastar e soltar, hotspots em imagens e objetos, questionários com feedback imediato, análise de imagens históricas e exclusivas tiradas pelo próprio especialista e objetos de museu, reflexão sobre citações e excertos de textos, exploração de curiosidades históricas, entre outras. Os vídeos irão transportar os participantes visual e narrativamente para os ambientes, personagens e práticas culturais da época, tornando a experiência de aprendizagem dinâmica e envolvente.
Este curso não exige qualquer conhecimento ou requisito prévio.
No final de cada módulo, é realizada uma avaliação sumativa (escolha múltipla) para verificar se os objetivos de aprendizagem foram alcançados. A certificação é atribuída automaticamente aos participantes que obtenham uma classificação global, no curso, igual ou superior a 70%. Estes instrumentos permitem ao formando consolidar aprendizagens e acompanhar a sua evolução.
Este Programa aborda os Descobrimentos como um processo de descobertas mútuas entre povos e culturas.
![]()
You are free to:
Under the following terms: