Todos os dias circulam informações e dados sensíveis ou confidenciais, entre e-mails, clouds e outros sistemas de armazenamento de dados.
Estes dados das Instituições de Ensino Superior precisam de ser classificados e protegidos de acordo com a sua importância e criticidade. É necessário avaliar que riscos representam a sua perda e prever que consequências a sua alteração ou exposição podem acarretar para cada atividade da Instituição.
A identificação e seleção destas práticas deve ser incluída no orçamento das organizações como uma tarefa prévia. É decisiva para não existir a longo prazo uma “falsa sensação de segurança”. As entidades acabam por perder oportunidades de evolução por não serem capazes de gerir as ameaças relacionadas.
Assim, existem diversas ações simples e rotineiras que podemos adotar no dia a dia para aumentar o nível de proteção da informação, impedindo que esta seja perdida, alterada ou exposta, quer acidentalmente, quer através de um ciberataque
Este curso abordará a temática da classificação da informação, sugerindo medidas de proteção a aplicar no dia a dia e que vão desde a encriptação de informação à eliminação de metadados com informação privada.
O curso é dirigido às Comunidades Académicas de Instituições de Ensino Superior Português, assim como a todos os cidadãos que tenham interesse em aprender boas práticas no âmbito da cibersegurança, que possibilitam minimizar o risco e potenciam a segurança da informação.
Os seus conhecimentos serão testados ao longo do curso através de quizzes que comprovarão as suas novas competências.
Para obter o Certificado de Conclusão será necessário responder a todos os momentos de avaliação e ter como percentagem mínima 60% de respostas corretas.
Todos os dias ao aceder à internet corremos o risco de sofrer um ataque informático. Participe no Programa de Sensibilização em Cibersegurança e aprenda a proteger-se.
You are free to:
Under the following terms: