Skip to main content
FCCN serviços digitais da FCT
NAU site
  • Help
  • Courses
  • Programs
  • News
  • Partners
  • Espaço AP
  • You are here:
  • Home
  • Compras Públicas de Inovação: onde necessidades não satisfeitas encontram soluções!

Compras Públicas de Inovação: onde necessidades não satisfeitas encontram soluções!

Ref. CPI
CategoryHumanities and Politics
Descubra o potencial das Compras Públicas de Inovação! Aprenda como o setor público pode impulsionar a inovação em Portugal.
  • Duration: 4 hours
  • Effort: 4 hours
  • Pace: Self paced
  • Languages: Portuguese
  • 2,634 already enrolled!
Share on FacebookShare on TwitterShare on LinkedinShare by Email

What you will learn

  • Reconhecer a importância das Compras Públicas de Inovação (CPI) e os seus conceitos-chave;
  • Entender o papel do PROCURE+i (Centro de Competências em Compras Públicas de Inovação);
  • Conhecer o enquadramento legal de como comprar inovação em Portugal;
  • Identificar as metodologias e processos utilizados pelas entidades públicas enquanto compradoras de inovação.

Description

Neste curso, irá explorar o conceito emergente de Compras Públicas de Inovação (CPI) - uma poderosa estratégia que as entidades públicas podem utilizar para melhorar serviços em diversos sectores, estimulando a inovação. Saiba como comprar inovação, quais os benefícios que pode originar, as diferentes perspetivas de quem pretende comprar inovação e de quem pretende vender. Para consolidar as aprendizagens poderá analisar um estudo de caso e refletir sobre os conceitos do curso. Ficará a saber como as entidades públicas podem promover a inovação, fomentar o crescimento económico e resolver problemas complexos. Junte-se a nós para perceber como pode fazer a diferença através das Compras Públicas de Inovação.

Format

O curso está dividido em cinco módulos com diferentes objetivos específicos de aprendizagem. A sequência de aprendizagem é composta por componentes de vídeo, texto e exercícios de aplicação dos conhecimentos. Encontrará sugestões de artigos e outros recursos que pode consultar e guardar para continuar a explorar este tema. O curso será realizado ao seu ritmo, escolha os momentos de aprendizagem mais oportunos para si.

Prerequisites

Não são necessários conhecimentos e competências prévios para frequentar este curso.

Assessment and certification

O certificado de conclusão do curso será emitido quando concluir a Avaliação Final com um resultado igual ou superior a 70%.

A avaliação sumativa tem 6 perguntas, cada pergunta vale 1 ponto e, para tal, é necessário acertar na resposta. Assim, para obter o certificado tem de ter, no mínimo, 4 respostas corretas.

Course plan

Módulo 0 - Boas-vindas
Módulo 1 - Sensibilização e Conceitos
Módulo 2 - Como comprar inovação?
Módulo 3 - Abordagem metodológica e Estudo de caso
Módulo 4 - Conclusão

Course team

Luís Ferreira

Categories

Coordenador na Agência Nacional de Inovação (ANI) da unidade de Capacitação, Monitorização, Projetos e Políticas de Inovação.

Sandra Simões

Categories

Vogal do Conselho Diretivo do Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção, I.P. (IMPIC)

Organizations

ANI–Agência Nacional de Inovação, S.A.

Em parceria com

Promovido

Conceção e realização multimédia

NAU site
Subscribe our newsletterFollow us on FacebookFollow us on Linkedin
NAU
  • Who we are
  • Courses
  • How to become a partner
  • Open source
  • Accessibility
Communication
  • Help
  • News
  • Media kit
  • Site Map
Legal
  • Terms and conditions
  • Privacy Policy
  • Cookies Policy
  • Certification Policy
  • Newsletter consent
República Portuguesa - Educação, Ciência e Inovação FCCN - Serviços digitais FCT FCCN - Serviços digitais FCT

© 2025 FCCN-FCT. All right reserved.