Skip to main content
FCCN serviços digitais da FCT
NAU site
  • Help
  • Courses
  • Programs
  • News
  • Partners
  • Espaço AP
  • You are here:
  • Home

A Inteligência Artificial vai Transformar a Escola?

Ref. IAESC
CategoryTraining and EducationCategoryBeginner
A Inteligência Artificial já faz parte do nosso dia a dia e está em constante evolução! Saiba como preparar os estudantes a enfrentar novos desafios e a desenvolver competências digitais.
  • Duration: 25 hours
  • Effort: 25 hours
  • Languages: Portuguese
  • 5,361 already enrolled!
Share on FacebookShare on TwitterShare on LinkedinShare by Email

What you will learn

  • Consciencializar para as dimensões tecnológicas e humanas da Inteligência Artificial e da sua aplicação no contexto educativo;
  • Sensibilizar os participantes para a necessidade de desenvolver uma visão crítica da IA e das ferramentas de IA, e capacitá-los com uma literacia crítica em matéria de IA;
  • Construir uma comunidade de boas práticas centrada no ensino e na aprendizagem sobre e com a IA na educação.

Description

A Direção-Geral da Educação (DGE), através da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE), promove a 4ª edição do curso online "A Inteligência Artificial vai transformar a Escola", em formato MOOC. Esta edição tem conteúdos renovados, com foco nas questões éticas e humanas relacionadas à Inteligência Artificial (IA) em contexto educativo.

O curso pretende sensibilizar os participantes para as implicações tecnológicas e humanas da IA, promovendo a literacia e, principalmente, visão crítica sobre o tema. Além disso, pretende capacitar professores a ensinar e a utilizar ferramentas de IA nas suas atividades, com foco nas questões éticas e nas práticas de referência de ensino com e sobre a IA.

Format

O curso é gratuito, tem início a 8 de outubro, ficando disponível até 22 de novembro de 2024, correspondendo a um trabalho global de cerca de 25 horas.

Prerequisites

Esta formação é orientada para educadores e professores (todos os grupos disciplinares e níveis de ensino, do público e do privado), dirigentes escolares e outros profissionais que desempenhem funções educativas, estando aberto a todos os interessados nesta temática.

Assessment and certification

A conclusão do curso com sucesso (classificação igual ou superior a 75%), permite a obtenção de um Certificado Digital de Conclusão do Curso.

Este curso não é acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC).

Course plan

Módulo 0 | Introdução ao MOOC
Módulo 1 | As dimensões tecnológica e humana da IA
Módulo 2 | A Inteligência artificial e a educação
Módulo 3 | A Inteligência artificial na educação

Course team

Ilkka Tuomi

Categories

Cientista responsável pelo Centro de Pesquisa Nokia.

Scott Bolland

Categories

Scott Bolland é o fundador da New Dawn Technologies.

Wayne Holmes

Categories

Wayne Holmes é professor universitário de Ciências da Aprendizagem e de inovação.

Organizations

Direção-Geral da Educação

License

License for the course content

Attribution-NonCommercial

You are free to:

  • Share — copy and redistribute the material in any medium or format
  • Adapt — remix, transform, and build upon the material

Under the following terms:

  • Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
  • NonCommercial — You may not use the material for commercial purposes.
NAU site
Subscribe our newsletterFollow us on FacebookFollow us on Linkedin
NAU
  • Who we are
  • Courses
  • How to become a partner
  • Open source
  • Accessibility
Communication
  • Help
  • News
  • Media kit
  • Site Map
Legal
  • Terms and conditions
  • Privacy Policy
  • Cookies Policy
  • Certification Policy
  • Newsletter consent
República Portuguesa - Educação, Ciência e Inovação FCCN - Serviços digitais FCT FCCN - Serviços digitais FCT

© 2025 FCCN-FCT. All right reserved.