Introdução à Comunicação Digital

  • Disponível
  • Gratuito
  • Aberto a todos
  • Sem horário definido

Apresentação

Mais de 80% dos portugueses usam a internet e as redes sociais no dia a dia. Mas muitos produtores e gestores de conteúdos ainda não fizeram a sua auto transição digital e continuam a usar os novos meios de comunicação como se estivéssemos no século XX, ignorando os princípios básicos do seu funcionamento e do comportamento dos cidadãos na sua vida digital.

Neste curso irá descobrir os novos campos e processos de trabalho na área dos novos média, mas também o gosto de explorar a criatividade e o prazer de contar histórias utilizando novos formatos, recursos e plataformas, e ainda explicitar o papel do comunicador digital na sociedade, num momento de transição comunicacional. Este curso criado pelo Centro de Formação Profissional para Jornalistas é orientado por um jornalista e investigador com provas dadas no estudo científico da comunicação digital e na formação de profissionais.

Público-alvo

O curso é relevante para todos os profissionais que trabalhem na área de comunicação e dos média, nomeadamente jornalistas, produtores de conteúdos, gestores de conteúdos e/ou redes sociais, ou assessores de comunicação. É também vocacionado para professores, educadores e formadores que necessitem de adquirir fundamentos para o seu trabalho com alunos ou formandos, em especial no que toca à conceção, produção e publicação de conteúdos digitais interativos para publicação online, em sites ou nas redes sociais.

Objetivos de Aprendizagem

No final deste curso os participantes estarão aptos a:

  • identificar de forma analítica e crítica as novas realidades da comunicação digital interativa em pleno século XXI;
  • distinguir os elementos dos média tradicionais (texto, som, imagem fixa e vídeo) para chegar aos elementos multimédia;
  • explicar a relação entre os média tradicionais e os novos ecrãs (PC, tablet, smartphone, etc.), explorando o que se lê e como se lê nos novos ecrãs;
  • identificar os pontos de contacto e de oposição dos novos média aos tradicionais, centrando-se no que é uma constante e nas suas diferenças fundamentais
  • distinguir narrativas lineares e não lineares e compreender como conceber conteúdos multimédia;
  • conhecer ferramentas de produção de conteúdos multimédia (áudio, foto e vídeo) e de novos conteúdos digitais interativos (foto e vídeo 360º, foto interativa, linhas temporais, infografia interativa, etc.);
  • identificar os meios e canais de distribuição digitais e as suas caraterísticas distintivas;
  • publicar conteúdos adaptados a cada meio digital.

Carga horária

Estima-se um empenhamento máximo de 25 horas, mas cada participante poderá gerir o seu tempo de forma autónoma e flexível.

Certificado

A conclusão do curso com sucesso é certificada através de um certificado de conclusão, com indicação da temática, programa e duração, atribuído pelo Cenjor – Centro de Formação Profissional para Jornalistas.