Fakenews - Não se Deixe Enganar

  • Agendado para começar
  • Gratuito
  • Aberto a todos
  • Sem horário definido

Apresentação

O mundo digital e as redes sociais vieram colocar grandes desafios aos cidadãos, que são confrontados quotidianamente com informação cuja veracidade é difícil de avaliar e verificar. Mas a compreensão, avaliação e despiste de informação falsa é possível e pode contribuir para um melhor exercício da cidadania responsável.

Neste curso vai ter a oportunidade de compreender melhor o contexto e história da comunicação digital, que é parte fundamental da sociedade em rede em que vivemos. Os comportamentos dos cidadãos enquanto produtores e consumidores de informação, sem mediação, levantam muitos desafios, pelo que neste curso serão abordados os fundamentos da comunicação digital, das redes sociais e da desinformação, bem como as estratégias e ferramentas que os cidadãos podem usar para desconstruir mensagens duvidosas. Este curso criado pelo Centro de Formação Profissional para Jornalistas é orientado por três jornalistas e investigadores com provas dadas no estudo científico da desinformação e na formação de profissionais.

Público-alvo

O curso é particularmente relevante para todos os profissionais que trabalhem na área de comunicação e dos média, nomeadamente jornalistas, produtores de conteúdos, gestores de conteúdos e/ou redes sociais, ou assessores de comunicação. É também vocacionado para professores, educadores e formadores que necessitem de adquirir fundamentos para o seu trabalho com alunos ou formandos, em especial no que toca à avaliação e validação de fontes de informação credíveis. Por fim, é útil para todos os cidadãos comuns preocupados com a credibilidade dos meios de informação em ambiente digital.

Objetivos de Aprendizagem

No final deste curso os participantes estarão aptos a:

  • compreender os fundamentos e desafios da comunicação na era digital;
  • identificar uma notícia falsa;
  • identificar e conhecer os tipos de desinformação existentes no ambiente digital;
  • identificar e conhecer os tipos de regulação da informação na era digital;
  • saber usar ferramentas para identificar e desmistificar notícias falsas.

Carga horária

Estima-se um empenhamento máximo de 25 horas, mas cada participante poderá gerir o seu tempo de forma autónoma e flexível.

Certificado

A conclusão do curso com sucesso é certificada através de um certificado de conclusão, com indicação da temática, programa e duração, atribuído pelo Cenjor – Centro de Formação Profissional para Jornalistas.