2.ª Edição do MOOC – A Inteligência Artificial vai transformar a Escola?
Bem-vindos!
A Direção-Geral da Educação (DGE), através da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE), promove a 2.ª edição do curso de formação online "A Inteligência Artificial vai transformar a Escola?", em formato MOOC (Massive Open Online Course), uma iniciativa do Centro de Sensibilização SeguraNet.
Irá a Inteligência Artificial transformar a Escola? Quais são as razões que estão subjacentes a esta pergunta? Qual é, atualmente, a sua pertinência? Fará sentido questionarmo-nos sobre isto? Acreditamos que este MOOC, ao abordar uma temática tão inovadora e desafiante como é o uso da Inteligência Artificial na Educação, irá contribuir para alertar, promover a reflexão, apontar caminhos e consciencializar-nos de que esta realidade irá estar presente cada vez mais nas nossas vidas.
Pretendemos, assim, com este MOOC dar a conhecer o mundo fascinante da Inteligência Artificial, identificar e debater os desafios e oportunidades que dele poderão surgir, perceber como a Inteligência Artificial poderá melhorar os processos educativos e, por último, apresentar exemplos para a integração desta temática no “coração” da Educação: a sala de aula. Queremos fazer tudo isto com a sua participação, reflexão e contribuição.
Este curso é ministrado em língua portuguesa, é gratuito e não creditado.
Objetivos
No final deste curso, os formandos deverão ser capazes de:
- Sensibilizar para um mundo onde a Inteligência Artificial está já muito presente.
- Refletir sobre desafios e oportunidades gerados pelo impacto da Inteligência Artificial.
- Compreender conceitos básicos da Inteligência Artificial.
- Identificar potencialidades e implicações do uso da Inteligência Artificial na área da Educação.
- Reconhecer como integrar a temática da Inteligência Artificial na sala de aula.
Público-Alvo
Esta formação é orientada para educadores e professores (todos os grupos disciplinares e níveis de ensino, do público e do privado), dirigentes escolares e outros profissionais que desempenhem funções educativas, estando aberto a todos os interessados nesta temática.
Duração
O curso tem início a 6 de abril, ficando disponível até 13 de julho de 2021, correspondendo a um trabalho global de cerca de 25 horas.
Conteúdos
- Módulo 0 | Apresentação do curso
- Módulo 1 | O impacto da Inteligência Artificial nas nossas vidas
- Módulo 2 | Definindo a Inteligência Artificial
- Módulo 3 | A Inteligência Artificial em contexto educativo
- Módulo 4 | Mergulho na Sala de Aula - a Inteligência Artificial e os alunos
Certificados
A conclusão do curso permite a obtenção de um Certificado Digital de Conclusão do Curso.
Realização
O curso é da responsabilidade da Direção-Geral da Educação, através da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE). Coordenação: Teresa Godinho.
Moderadores do curso
Ana Paula Alves; Conceição Castro; Marco Neves.
Especialistas convidados

Dalila Durães
Dalila Durães é investigadora Pós-Doutorada no ALGORITMI Center, na Escola de Engenharia da Universidade do Minho. É Professora Convidada da ESTG, Instituto Politécnico do Porto. A sua investigação centra-se na área da Inteligência Artificial aplicada à Educação. Membro dos órgãos sociais da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial.

David Touretzky
David Touretzky é professor e investigador na área das Ciências Computacionais da Universidade de Carnegie Mellon, em Pitsburgo, na Pensilvânia, EUA. É o presidente da iniciativa AI4K12 (AI for K-12), um projeto financiado pela National Science Foundation (NSF) e que pretende implementar linhas condutoras, ao nível nacional, para o ensino da Inteligência Artificial durante os 12 anos da escolaridade obrigatória. A sua startup intitulada Visionary Machines LLC , produz quadros de referência para o software Calypso que permite aos jovens programarem robôs usando algoritmos de IA a um nível sofisticado.

Francisco Melo
Francisco Melo é Professor-Adjunto do Departamento de Informática e Engenharia do Instituto Superior Técnico de Lisboa e Investigador Sénior do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento (INESC-ID), Lisboa. Trabalha também com o Grupo de Agentes Inteligentes e Personagens Sintéticas. As suas duas áreas de investigação abrangem: a Aprendizagem de Máquina (Machine Learning) e o Planeamento Decisivo-Teórico (Decision-theoretic planning) - individual ou realizado por múltiplos agentes.

Ilkka Tuomi
Ilkka Tuomi trabalhou no Instituto de Estudos de Prospeção Tecnológica e foi também o Cientista responsável pelo Centro de Pesquisa Nokia. Atualmente é o cientista responsável pela empresa Meaning Processing Ltd. um instituto de investigação independente com sede na Finlândia. Ilkka Tuomi destaca-se pelos seus trabalhos publicados sobre o tema da Internet e da Inteligência Artificial.

Justin Aglio
Justin Aglio é o Diretor de Sucesso Académico e Inovação Distrital do Distrito Escolar de Montour, nos Estados Unidos. Tem a paixão por capacitar educadores e alunos com habilitações e recursos de que precisam para que possam prosperar no século 21. Além de suas funções na Montour, ele é um Visiting LearnLab Fellow no Instituto de Interação Humano-Computador da Carnegie Mellon University, na Escola de Ciência da Computação, como Getting Smart Columnists e como Professor Adjunto de STEM na California University of Pennsylvania.

Manuela Veloso
Manuela Veloso é professora universitária na faculdade de Herbert Alexander Simon da Universidade de Carnegie Mellon, Pensilvânia, EUA. Atualmente, encontra-se a desenvolver funções no Centro de Investigação de Inteligência Artificial da John Pierpont Morgan.

Matthew Montebello
Matthew Montebello trabalha no Departamento de Inteligência Artificial da Faculdade de Informática da Universidade de Malta. É o responsável pelo grupo de Investigação Tecnológica e coordena vários outros grupos nesta Faculdade.

Michelle Zimmermann
Michelle Zimmermann é a Diretora Executiva e responsável pelos setores da Inovação Educativa e das Ciências da Aprendizagem da Escola Renton Prep – Christian School em Renton, Washington, EUA. É também autora do livro “Teaching AI: Exploring new frontiers for learning”.

Miles Berry
Miles Berry é o conferencista principal e o delegado do setor de computação educacional da universidade de Roehampton, Londres, Reino Unido.

Mutlu Cukurova
Mutlu Cukurova é um investigador na área das Ciências da Educação e um docente especializado em Tecnologias Digitais adaptadas à Educação da University College, de Londres. É, igualmente, o responsável pela pesquisa levada a cabo pela iniciativa EDUCATE Learns, trabalha com o grupo de especialistas internacionais em Tecnologias na Educação da UNESCO, e faz parte do grupo de trabalho da University College London (UCL) Grand Challenges in Transformative Technologies.

Paulo Novais
Paulo Novais é Professor no Departamento de Informática e investigador no ALGORITMI Center, na Escola de Engenharia da Universidade do Minho. A sua investigação tem-se centrado, ao longo da sua carreira, na área científica da Inteligência Artificial, com um especial foco em conceitos ligados a Decisão, Análise Comportamental, Inteligência Ambiente e Ambientes de Vida Assistida. O seu principal objetivo de investigação é o de conceber sistemas informáticos mais sensíveis à presença humana, mais inteligentes e confiáveis. Presidente da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial, entre 2016 e 2019.

Rachelle Dene Poth
Rachelle Dene Poth é professora de Francês e Espanhol na Escola Básica/Secundária "Riverview Junior/Senior High", em Oakmont, Pensilvânia, e criou um curso na área STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) intitulado “What's nExT? in Emerging Technology". É também advogada e tem um mestrado na área da Tecnologia Instrucional. É presidente de uma Rede de Formação de Professores (Teacher Education Network) e também a porta-voz da Rede de Aprendizagem Móvel (Mobile Learning Network). Recebeu o Prémio Presidencial de Ouro pelo Serviço Voluntário prestado à Educação e o Prémio Making IT Happen em 2019.

Scott Bolland
Scott Bolland é o fundador da New Dawn Technologies, empresa de software dedicada ao desenvolvimento de conceitos inovadores nas áreas da neurociência, da psicologia, da ciência computacional e da inteligência artificial. O objetivo desta empresa é criar software destinado a ajudar a humanidade.

Vanessa Camilleri
Vanessa Camilleri é professora-assistente de Educação Computacional no departamento de Matemática, Ciências e Educação Tecnológica da Faculdade da Educação da Universidade de Malta.

Wayne Holmes
Wayne Holmes (PhD, pela Universidade de Oxford) é um professor universitário de Ciências da Aprendizagem e de inovação do Instituto de Tecnologia Institucional da Open University em Londres. Aí ele lidera a Inteligência Artificial aplicada à Educação (IAED), ou seja, a aplicação da IA não só para melhorar, mas também para melhor compreender o processo de aprendizagem, as questões de ética e as implicações sociais da IA aplicada a contextos educativos. É coautor de três livros sobre IAED e tem sido convidado a falar sobre esta temática um pouco por todo o mundo. Recentemente, Wayne Holmes foi convidado para ingressar na NESTA (National Endowment for Sciences Technology and the Arts) onde desenvolveu trabalho na área da IAED.
Ajuda
Para problemas técnicos que surjam, no momento em que está a utilizar a plataforma, contacte a página de ajuda https://ajuda.nau.edu.pt
Para assuntos relacionados com os conteúdos da formação, contacte:mooc.ai@dge.mec.pt