A Inteligência Artificial vai transformar a Escola?

  • Disponível
  • Gratuito
  • Aberto a todos
  • Com calendário definido

MOOC – "A Inteligência Artificial vai transformar a Escola?"

Bem-vindos!

A Direção-Geral da Educação (DGE), através da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE), promove o curso de formação online "A Inteligência Artificial vai transformar a Escola?", em formato MOOC (Massive Open Online Course), uma iniciativa do Centro de Sensibilização SeguraNet.

Irá a Inteligência Artificial transformar a Escola? Quais são as razões que estão subjacentes a esta pergunta? Qual é, atualmente, a sua pertinência? Fará sentido questionarmo-nos sobre isto? Acreditamos que este MOOC, ao abordar uma temática tão inovadora e desafiante como é o uso da Inteligência Artificial na Educação, irá contribuir para alertar, promover a reflexão, apontar caminhos e consciencializar-nos de que esta realidade irá estar presente cada vez mais nas nossas vidas.

Pretendemos, assim, com este MOOC dar a conhecer o mundo fascinante da Inteligência Artificial, identificar e debater os desafios e oportunidades que dele poderão surgir, perceber como a Inteligência Artificial poderá melhorar os processos educativos e, por último, apresentar exemplos para a integração desta temática no “coração” da Educação: a sala de aula. Queremos fazer tudo isto com a sua participação, reflexão e contribuição.

Este curso é ministrado em língua portuguesa, é gratuito e não creditado.

Objetivos

No final deste curso, os formandos deverão ser capazes de:

  • Sensibilizar para um mundo onde a Inteligência Artificial está já muito presente.
  • Refletir sobre desafios e oportunidades gerados pelo impacto da Inteligência Artificial.
  • Compreender conceitos básicos da Inteligência Artificial.
  • Identificar potencialidades e implicações do uso da Inteligência Artificial na área da Educação.
  • Reconhecer como integrar a temática da Inteligência Artificial na sala de aula.

Público-Alvo

Esta formação é orientada para educadores e professores (todos os grupos disciplinares e níveis de ensino, do público e do privado), dirigentes escolares e outros profissionais que desempenhem funções educativas, estando aberto a todos os interessados nesta temática.

Duração

O curso tem início a 20 de outubro de 2020 e termina a 29 de dezembro de 2020, correspondendo a um trabalho global de cerca de 25 horas.

Conteúdos

  • Módulo 0 | Apresentação do curso
  • Módulo 1 | O impacto da Inteligência Artificial nas nossas vidas
  • Módulo 2 | Definindo a Inteligência Artificial
  • Módulo 3 | A Inteligência Artificial em contexto educativo
  • Módulo 4 | Mergulho na Sala de Aula - a Inteligência Artificial e os alunos

Certificados

A conclusão do curso permite a obtenção de um Certificado Digital de Conclusão do Curso.

Realização

O curso é da responsabilidade da Direção-Geral da Educação, através da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE). Coordenação: Teresa Godinho.

Moderadores do curso

Ana Paula Alves; Conceição Castro; Marco Neves.

Especialistas convidados

Dalila Durães

Dalila Durães é professora de Eletrónica, Robótica e Informática no Departamento de Matemática e Ciências Experimentais da Escola Secundária de Caldas das Taipas, Guimarães, Portugal, onde coordena, desde 2009, o departamento de Informática. É também a coordenadora do Curso Profissional de Multimédia. Para além disso, é investigadora do Laboratório de Sistemas Inteligentes da Universidade do Minho e Palestrante Convidada na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTGF), Politécnica do Porto.

David Touretzky

David Touretzky é professor e investigador na área das Ciências Computacionais da Universidade de Carnegie Mellon, em Pitsburgo, na Pensilvânia, EUA. É o presidente da iniciativa AI4K12 (AI for K-12), um projeto financiado pela National Science Foundation (NSF) e que pretende implementar linhas condutoras, ao nível nacional, para o ensino da Inteligência Artificial durante os 12 anos da escolaridade obrigatória. A sua startup intitulada Visionary Machines LLC , produz quadros de referência para o software Calypso que permite aos jovens programarem robôs usando algoritmos de IA a um nível sofisticado.

Francisco Melo

Francisco Melo é Professor-Adjunto do Departamento de Informática e Engenharia do Instituto Superior Técnico de Lisboa e Investigador Sénior do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento (INESC-ID), Lisboa. Trabalha também com o Grupo de Agentes Inteligentes e Personagens Sintéticas. As suas duas áreas de investigação abrangem: a Aprendizagem de Máquina (Machine Learning) e o Planeamento Decisivo-Teórico (Decision-theoretic planning) - individual ou realizado por múltiplos agentes.

Ilkka Tuomi

Ilkka Tuomi trabalhou no Instituto de Estudos de Prospeção Tecnológica e foi também o Cientista responsável pelo Centro de Pesquisa Nokia. Atualmente é o cientista responsável pela empresa Meaning Processing Ltd. um instituto de investigação independente com sede na Finlândia. Ilkka Tuomi destaca-se pelos seus trabalhos publicados sobre o tema da Internet e da Inteligência Artificial.

Justin Aglio

Justin Aglio é o Diretor de Sucesso Académico e Inovação Distrital do Distrito Escolar de Montour, nos Estados Unidos. Tem a paixão por capacitar educadores e alunos com habilitações e recursos de que precisam para que possam prosperar no século 21. Além de suas funções na Montour, ele é um Visiting LearnLab Fellow no Instituto de Interação Humano-Computador da Carnegie Mellon University, na Escola de Ciência da Computação, como Getting Smart Columnists e como Professor Adjunto de STEM na California University of Pennsylvania.

Manuela Veloso

Manuela Veloso é professora universitária na faculdade de Herbert Alexander Simon da Universidade de Carnegie Mellon, Pensilvânia, EUA. Atualmente, encontra-se a desenvolver funções no Centro de Investigação de Inteligência Artificial da John Pierpont Morgan.

Matthew Montebello

Matthew Montebello trabalha no Departamento de Inteligência Artificial da Faculdade de Informática da Universidade de Malta. É o responsável pelo grupo de Investigação Tecnológica e coordena vários outros grupos nesta Faculdade.

Michelle Zimmermann

Michelle Zimmermann é a Diretora Executiva e responsável pelos setores da Inovação Educativa e das Ciências da Aprendizagem da Escola Renton Prep – Christian School em Renton, Washington, EUA. É também autora do livro “Teaching AI: Exploring new frontiers for learning”.

Miles Berry

Miles Berry é o conferencista principal e o delegado do setor de computação educacional da universidade de Roehampton, Londres, Reino Unido.

Mutlu Cukurova

Mutlu Cukurova é um investigador na área das Ciências da Educação e um docente especializado em Tecnologias Digitais adaptadas à Educação da University College, de Londres. É, igualmente, o responsável pela pesquisa levada a cabo pela iniciativa EDUCATE Learns, trabalha com o grupo de especialistas internacionais em Tecnologias na Educação da UNESCO, e faz parte do grupo de trabalho da University College London (UCL) Grand Challenges in Transformative Technologies.

Paulo Novais

Paulo Novais é professor de Ciências Computacionais do departamento de Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Minho, em Braga, e investigador no centro ALGORITMI. É o responsável pelo programa de Mestrado em Informática. É presidente da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial (APPIA) desde 2016.

Rachelle Dene Poth

Rachelle Dene Poth é professora de Francês e Espanhol na Escola Básica/Secundária "Riverview Junior/Senior High", em Oakmont, Pensilvânia, e criou um curso na área STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) intitulado “What's nExT? in Emerging Technology". É também advogada e tem um mestrado na área da Tecnologia Instrucional. É presidente de uma Rede de Formação de Professores (Teacher Education Network) e também a porta-voz da Rede de Aprendizagem Móvel (Mobile Learning Network). Recebeu o Prémio Presidencial de Ouro pelo Serviço Voluntário prestado à Educação e o Prémio Making IT Happen em 2019.

Scott Bolland

Scott Bolland é o fundador da New Dawn Technologies, empresa de software dedicada ao desenvolvimento de conceitos inovadores nas áreas da neurociência, da psicologia, da ciência computacional e da inteligência artificial. O objetivo desta empresa é criar software destinado a ajudar a humanidade.

Vanessa Camilleri

Vanessa Camilleri é professora-assistente de Educação Computacional no departamento de Matemática, Ciências e Educação Tecnológica da Faculdade da Educação da Universidade de Malta.

Wayne Holmes

Wayne Holmes (PhD, pela Universidade de Oxford) é um professor universitário de Ciências da Aprendizagem e de inovação do Instituto de Tecnologia Institucional da Open University em Londres. Aí ele lidera a Inteligência Artificial aplicada à Educação (IAED), ou seja, a aplicação da IA não só para melhorar, mas também para melhor compreender o processo de aprendizagem, as questões de ética e as implicações sociais da IA aplicada a contextos educativos. É coautor de três livros sobre IAED e tem sido convidado a falar sobre esta temática um pouco por todo o mundo. Recentemente, Wayne Holmes foi convidado para ingressar na NESTA (National Endowment for Sciences Technology and the Arts) onde irá desenvolver o seu trabalho na área da IAED.