Produtores de Cursos - Projeto NAU

  • Terminado
  • Gratuito
  • Apenas por convite
  • Com calendário definido

Produtores de Cursos - Projeto NAU

Bem-vindos!

A NAU é uma plataforma de gestão de aprendizagem (LMS – Learning Management System) baseada em Open edX, destinada a albergar cursos massivos abertos online (MOOC – Massive Open Online Course).

A NAU inclui também um ambiente de gestão e produção de conteúdos – o Studio - que será especialmente abordado neste curso.

Quem é o Produtor de Cursos?

O Produtor de Cursos tem sensibilidade pedagógica, técnica, estética e ética que lhe permite interagir com os autores científicos ou intelectuais de forma a otimizar a apresentação dos conteúdos de aprendizagem em diferentes formatos digitais e para comunidades de dimensão distinta. Conhece e compreende todo o sistema, incluindo os mecanismos de acompanhamento e avaliação das aprendizagens acessíveis aos Professores/Formadores e aos Alunos/Participantes nos cursos. O Produtor de Cursos é capaz de sugerir aos autores científicos formas de mediatização dos assuntos e ferramentas de avaliação, em conformidade com os objetivos de aprendizagem definidos, e de implementar essas ferramentas na plataforma NAU.

Quem é o público-alvo do curso?

O público-alvo deste curso está familiarizado com a linguagem associada ao e-Learning e detém competências basilares para lidar com plataformas de produção de cursos. Domina, com um grau de confiança satisfatório, conceitos associados à aprendizagem online, quer tenham sido adquiridos pela utilização de CMS ou LMS em contexto profissional, quer resultem de formação profissional específica.

Incluem-se no público para este curso Autores, Professores, Educadores, Técnicos de Educação, Formadores, Designers Instrucionais, Designers Gráficos e Criadores Multimédia, entre outros, independentemente do seu nível de conhecimentos ou envolvimento na criação de cursos online para grandes audiências e de desenvolverem atividade individualmente ou incluídos em equipas multidisciplinares.

Quais são os objetivos gerais de aprendizagem?

O objetivo central do curso é preparar utilizadores da plataforma NAU para a produção de cursos destinados a grandes audiências. No final, os participantes deverão ser capazes de:
  • Reconhecer características fundamentais dos ambientes de aprendizagem e-learning & online em geral.
  • Compreender a primazia da motivação, atenção, memorização e estilo de aprendizagem dos formandos na aprendizagem online.
  • Identificar características peculiares dos cursos MOOC.
  • Planear um curso MOOC para implementação na plataforma NAU.
  • Utilizar o ecossistema da Plataforma NAU, com ênfase na vertente de produção de cursos.
  • Implementar um curso na Plataforma NAU.

Como funciona o curso?

Inicialmente é proposto um Questionário aos Participantes destinado a estabelecer o seu perfil e a reunir informação que os caracterize, tanto funcionalmente como ao nível das competências. Este questionário será também utilizado para a análise de impacto do curso, quando os dados forem comparados com o Questionário Final e o Questionário de Satisfação dos formandos a aplicar no final do curso.

O curso dispõe de ferramentas de apoio aos utilizadores, entre as quais, um conjunto de questões mais frequentemente colocadas (FAQ), um Fórum da Comunidade para questões gerais e um Fórum específico para cada módulo de conteúdos. Paralelamente está acessível um sistema de ajuda técnica da plataforma NAU em que intervêm os formadores e a equipa de suporte NAU. Outras questões que não possam ser colocadas nos fóruns poderão ser encaminhadas para os formadores via e-mail fornecido no curso.

O curso desenvolve-se em cinco módulos temáticos, organizados em secções e unidades de aprendizagem suportadas por documentos em texto e multimédia.

Durante as unidades dos módulos são propostas atividades ou exercícios. No final de cada secção existe um item que permite aprofundar as aprendizagens quer pelo fornecimento de documentos especificamente relacionados com os temas da secção que por outras sugestões.

Quem promove o Curso?

O curso é promovido pela Direção-Gral da Educação, sendo a produção da responsabilidade do Instituto de Educação, Universidade do Minho.

Porquê um curso de Produtores de Cursos - Projeto NAU?

Atualmente, inúmeras instituições públicas e privadas, incluindo as entidades da Administração Central e do setor da educação e formação, promovem cursos abertos para grandes audiências (MOOCs), mas não havia em Portugal uma plataforma que albergasse esses cursos e fornecesse o apoio indispensável para se autonomizarem na produção desse tipo de cursos. Produtores de Cursos - Projeto NAU pretende dotar os participantes dos conhecimentos e competências essenciais para utilizar a plataforma NAU e aí disponibilizarem publicamente os seus cursos.

Dado o leque vasto de potenciais interessados neste curso, optamos por uma abordagem não tão aprofundada em módulos de cariz teórico. Ainda assim, são cobertos os tópicos essenciais da criação de um MOOC, sua implementação e avaliação.

Autores e Especialistas

Leandro S. Almeida

Leandro S. Almeida, Doutor em Psicologia (Psicologia da Educação), pela Universidade do Porto. Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Docência nos domínios da cognição e da aprendizagem, assim como da metodologia da investigação. Estudos sobre adaptação e sucesso académico de estudantes do ensino superior. Autor de várias publicações nacionais e internacionais, incluindo provas de avaliação psicológica e educacional. Orientação de trabalhos de doutoramento e de pós-doutoramento de candidatos de países de língua portuguesa e espanhola. Exerceu vários cargos académicos, incluindo o de Vice-Reitor da Universidade do Minho para assuntos pedagógicos.

António J. Osório

António J. Osório, Professor Associado, com Agregação, do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Experiência docente na formação inicial e contínua de educadores e professores e experiência de investigação em telemática educacional. Coordena vários projetos de investigação, nacionais e internacionais, no âmbito da Tecnologia Educativa ou das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. Diretor de ciclos de estudos a nível de mestrado e orientador de diversos projetos de mestrado e doutoramento, nessas áreas de especialização.

José Carlos Morgado

José Carlos Morgado, licenciado em Biologia, pela Universidade do Porto, e Doutorado em Educação, especialidade de Desenvolvimento Curricular, pela Universidade do Minho. Atualmente, é Professor Associado e Diretor do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa no Instituto de Educação da Universidade do Minho, Investigador integrado no Centro de Investigação em Educação e coordenador do Mestrado em Desenvolvimento Curricular e Avaliação. Integra o Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua e coordena o conselho fiscal da European Association on Curriculum Studies (EuroACS). Tem participado em diversos projetos de investigação e é autor e coautor de vários artigos e publicações nacionais e internacionais.

Maria João Gomes

Maria João Gomes, Professora no Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa da Universidade do Minho. Desenvolve atividade de investigação e docência no domínio das aprendizagens enriquecidas com tecnologia, com foco na educação a distância e práticas de elearning. As metodologias ativas de aprendizagem em ambientes online e presenciais com recurso a interfaces tecnológicos são um dos seus principais interesses, envolvendo temáticas como a aprendizagem invertida, aprendizagem baseada em casos, aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem com jogos e gamificação. Publicou mais de 130 textos com foco nas temáticas referidas e orientou mais de 40 trabalhos de doutoramento e mestrado.

Alexandra Gomes

Maria Alexandra de Oliveira Gomes, Doutora em Estudos da Criança, na especialidade de Matemática Elementar. É Professora Auxiliar da Universidade do Minho, no Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação, sendo membro integrado interno do Centro de Investigação em Estudos da Criança. Atualmente, desempenha as funções de Vice-Presidente do Instituto de Educação, sendo a Presidente do respetivo Conselho Pedagógico.
Os seus principais interesses de investigação são: Formação matemática e conhecimento matemático de professores; Ensino e aprendizagem nos primeiros anos; Desenho de tarefas matemáticas (para a formação de professores).

António Luís Valente

António Luís Valente, Doutor em Estudos da Criança, na especialidade de Tecnologias de Informação e Comunicação, pela Universidade do Minho em 2011. Docente do ensino básico, em mobilidade no Centro de Competência em TIC na Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho, é autor independente e tradutor voluntário de software educativo. Publicou diversos artigos no domínio das tecnologias digitais e da programação na educação. Participa regularmente em projetos europeus de inovação educacional e de políticas educativas. Interessa-se pela aprendizagem da programação por crianças, pelas questões da avaliação e pelo impacto social das redes sociais em linha.

Ana Paula Alves

Ana Paula Alves, Professora de Matemática do 3.º ciclo, no Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches, em Braga. Doutorada em Ciências da Educação, especialidade em Tecnologia Educativa. É formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua. Desde 2015, exerce funções a tempo parcial na Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da Direção-Geral da Educação Direção-Geral da Educação (ERTE/DGE). É colaboradora no Centro de Competência em TIC na Educação, Universidade do Minho e embaixadora da iniciativa Laboratórios de Aprendizagem da ERTE/DGE. Desenvolve diversas atividades relacionadas com a formação de professores e apoio às escolas no âmbito de projetos de inovação pedagógica com as TIC.