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“Instagramizar” para aprender: como aplicar princípios da fotografia na educação e no trabalho

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ArtigoComunicação e MarketingFormação e Educação

19/08/2025

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Neste Dia Mundial da Fotografia, saiba como os princípios da fotografia “instagramável” podem intensificar o envolvimento e reforçar a clareza e estrutura das mensagens, tornando projetos mais visuais, coerentes e memoráveis.

Mas afinal, o que é um conteúdo Instagramável? 

Quantas vezes já não se encontrou num local, como um café, um restaurante ou um museu, onde sentiu que o ambiente ou a decoração quase convidavam a ser partilhados numa story? Provavelmente, não foi coincidência. O termo instagramável (ou instagrammable, em inglês) refere-se a conteúdos visualmente atrativos, capazes de despertar o desejo de partilhá-los nas redes sociais, principalmente, no Instagram. Mais do que apenas "bonito", um conteúdo instagramável é estrategicamente pensado para chamar a atenção e reforçar identidades, marcas ou experiências.

Para atingir este efeito visual impactante, é comum a aplicação consciente dos princípios da fotografia - como composição, iluminação, enquadramento e cor - que orientam o olhar e despertam uma resposta estética. No entanto, estas regras vão além das redes sociais: quando aplicadas a espaços de trabalho ou estudo, podem contribuir para um ambiente mais organizado, funcional e até inspirador. Partilhamos consigo três formas de como pode aplicar esses princípios no seu dia a dia profissional e académico: 

#1 Luz e enquadramento na clareza e organização visuais dos conteúdos 

Em contextos educativos, aplicar a luz fotográfica corresponde a realçar o que importa, enquanto o enquadramento exclui o excesso e direciona o foco. Num relatório de mestrado de 2023 da Universidade de Lisboa sobre o projeto E‑Shahrazad, Sara Romão explica como a criação de narrativas digitais em contextos intergeracionais exige seleção cuidada de conteúdos e estrutura clara para comunicar valor e sentido nas histórias partilhadas.  Aplicado ao mundo académico/profissional, isso implica apresentar informação em camadas claras, como títulos, subtítulos, exemplos e conclusões, de modo análogo à forma como a luz destaca o sujeito e o enquadramento define limites visuais.

#2 Foco, cor e ritmo para priorizar, criar identidade e cadência narrativa 

O storytelling visual pode ser explorado como meio para fomentar identidade e foco. Um estudo de 2023, “Fotografias digitais na Educação Básica: ensaios e experimentações na produção de visualidades”, mostra como a fotografia escolar pode promover perceções críticas e criatividade, estimulando os alunos a problematizarem a realidade através do olhar fotográfico. 

O foco fotográfico é equivalente à priorização de mensagens ou tarefas principais, eliminando o ruído. A cor, usada estrategicamente em apresentações ou relatórios, reforça a coerência visual e memorização. O ritmo, como uma sequência de imagens ou títulos, em alternância com informação e pausas, dá cadência à narrativa, mantendo o interesse e facilitando a assimilação.

#3 Visual na produção de narrativas com sentido e impacto 

Em contextos académicos e profissionais, combinar imagens com narrativas — por exemplo, estudos de caso ilustrados, portefólios visuais, progresso de projetos documentados visualmente — reforça a comunicação e conexão emocional. Isto reproduz o formato instagramável: imagem impactante com texto envolvente, estruturado para captar atenção, transmitir mensagem e mobilizar ação. 

A estética ao serviço da mensagem 

Ao aplicar todos estes princípios - luz, enquadramento, foco, cor, ritmo e storytelling - inspirados pela estética instagramável a contextos educativos e profissionais, é possível estruturar informações com clareza, hierarquia, identidade e emoção. Isto resulta em apresentações, documentos e projetos mais eficazes, envolventes e memoráveis, favorecendo a comunicação interna e externa com maior impacto e propósito. 

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