Saltar para o conteúdo
FCCN serviços digitais da FCT
NAU site
  • Ajuda
  • Cursos
  • Programas
  • Notícias
  • Parceiros
  • Espaço AP
  • Você está aqui:
  • Página de entrada
  • Notícias
  • A nova educação cooperativa

A nova educação cooperativa

Categorias

Sobre um curso

09/03/2022

Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar por e-mail
O primeiro curso com acreditação pelo CCPFC está agora disponível na NAU.

Porque se deve inscrever?

Sofremos transformações constantes nos métodos de trabalho e é evidente que capacitar e acrescentar habilidades aos colaboradores traz vantagens competitivas para qualquer organização.

A transição digital acompanhou o ensino e o curso promovido pelo Centro de Formação de Associação de Escolas Gaia Nascente e acreditado pelo CCPFC, dá-lhe a conhecer práticas pedagógicas inovadoras que cruzam ambientes digitais com os métodos de ensino convencionais, o que resulta numa aprendizagem cooperativa. 

Mais do que um mero local de transmissão de conhecimentos, a Escola é um espaço de promoção do desenvolvimento pessoal. Nessa missão, a inclusão ocupa um papel central para o exercício de uma cidadania plena, ativa e interventiva na sociedade atual - capacidades que ganham importância redobrada, face aos desafios do mundo globalizado.

É nesse sentido que organizações internacionais como a OCDE, a UE ou a UNESCO apontam a cooperação como uma das ferramentas indispensáveis para alcançar um desenvolvimento integrado de crianças e jovens. Simultaneamente, a utilização de ambientes digitais em práticas pedagógicas tem revelado excelentes resultados neste particular.

As inscrições para o  curso Comunidades Cooperativas de Aprendizagem, Inclusão e Ambientes Digitais estão disponíveis por tempo limitado, em nau.edu.pt. Vai adquirir práticas pedagógicas inovadoras que utilizam recursos digitais e trabalho cooperativo para promover a inclusão e o sucesso escolar.

Segundo o Diretor do CFAE Gaia Nascente, Carlos Silva, este curso surge para satisfazer positivamente três objetivos: “a importância da aprendizagem suportada nas Comunidades Cooperativas e a sua introdução nas salas de aula como metodologia privilegiada; a educação inclusiva como alicerce de um processo de ensino de aprendizagem para todos e as potencialidades dos ambientes tecnológicos na educação”.

Tendo em conta este contexto, o curso pretende partilhar práticas pedagógicas que resultarão na rentabilização da atenção dos estudantes durante as aulas e na promoção do sucesso escolar. Estas técnicas assentam em conceitos como colaboração, comunicaçãoe inclusão, através da criação de ambientes cooperativos e digitais. 

O Centro de Formação de Associação de Escolas Gaia Nascente desenvolveu este curso para todos os interessados na área, com especial enfoque nas carreiras dos Professores do Ensino Básico e Secundário.

Qual o valor acrescentado deste curso para profissionais da área da educação?

Referenciais curriculares na melhoria da qualidade das aprendizagens e da inclusão

  • Apropriação dos referenciais curriculares: Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), Aprendizagens Essenciais (AE), Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC).

Dinâmicas de trabalho e práticas pedagógicas cooperativas e colaborativas

  • Operacionalização dos referenciais curriculares através de práticas pedagógicas atrativas, motivadoras e inclusivas, com suporte legal nos Decretos-Leis n.º 54 e 55/20218, 6 de julho, tendo em conta a tecnologia educativa ao serviço da pedagogia.
  • Apresentação do modelo pedagógico da Aprendizagem Cooperativa como uma medida pedagógica inclusiva e eficaz promotora do sucesso educativo.
  • Incorporação da Realidade Aumentada, da Inteligência Artificial e outros recursos digitais como auxiliares das práticas pedagógicas inovadoras.

Avaliação para e das aprendizagens com recurso ao digital

  • Distinção entre avaliação para as aprendizagens e avaliação das aprendizagens.
  • Processos diversificados de recolha, tratamento e utilização de informação com recurso ao digital, mobilizando-os para fins formativos e sumativos.
  • Garantir a Inclusão: modelo de intervenção e recursos organizacionais
  • Compreensão do enquadramento do Decreto-Lei n.º 54/2018 e as mudanças que implica na organização da escola, na tomada de decisões e na ação educativa:
  • O papel da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva; 
  • A organização da resposta educativa na escola - determinação da necessidade de suportes à aprendizagem e à inclusão;
  • A organização da resposta educativa para os alunos com adaptações curriculares significativas;
  • O papel dos Centros de Apoio à Aprendizagem e a utilização de estratégias promotoras da participação de todos os alunos.

Objetivos de aprendizagem

No final deste curso, será capaz de:

  • Formular estratégias pedagógicas, inovadoras e promotoras das competências digitais;
  • Realizar atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino;
  • Saber mais sobre a partilha e a utilização crítica das tecnologias digitais;
  • Conhecer formas de integrar meios digitais e estratégias cooperativas na prática pedagógica, promovendo a participação de todos os alunos.

Com 25 horas de duração divididas em quatro módulos, já sabe que pode realizar o curso ao ritmo individual desejado, assim como todas as formações da Plataforma NAU, disponíveis em formato MOOC.

Sendo uma formação acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC), esta formação terá relevância na sua progressão de carreira. 
Foi construída pela Equipa da NAU, a par com os seguintes elementos da entidade responsável: Dra. Sónia Moreira (Assessora para a Autonomia e Flexibilidade Curricular), Dra. Paula Maia (Formadora na área da educação inclusiva) e Dr. Miguel Macedo (Embaixador digital para o Plano de Transição Digital das Escolas).

Comunidades Cooperativas de Aprendizagem, Inclusão e Ambientes Digitais

OrganizaçãoCentro de Formação de Associação de Escolas Gaia Nascente
Código do cursoCCAIAD
Data do curso Arquivado
O curso completo pode ser efetuado sem custos.

Publicações relacionadas

«Não deixe para amanhã o que pode preservar hoje»: no Dia Mundial da Internet, conheça de perto a missão do Arquivo.pt na preservação de páginas Web

Categorias

EntrevistaParceiroSobre um curso

«Empresas que investem em estratégias de “backup” robustas estão mais preparadas para enfrentar crises»: .PT lança nova edição de curso no Dia Internacional do “Backup”

Categorias

EntrevistaSobre um curso

«A cibersegurança deve ser vista como uma cultura organizacional que envolve todos os níveis de uma instituição»

Categorias

EntrevistaSobre um curso

Outras categorias de artigos

Artes e CulturaCiências da Saúde e da VidaCiências Exatas e TecnologiasCiências Naturais e AmbienteCiências SociaisComunicação e MarketingEconomia e GestãoFormação e EducaçãoHumanas e PolíticasNotíciasSobre um cursoEntrevistaArtigoEventoSobre a NAUParceiro
Programa de Recuperação e Resiliência República Portuguesa - Educação, Ciência e Inovação Financiado pela União Europeia - NextGenerationEU Compete 2020 Portugal 2020 União Europeia - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional União Europeia - Fundo Social Europeu
NAU site
Subscrever lista de email (newsletter)Siga-nos no FacebookSiga-nos no Linkedin
NAU
  • Sobre
  • Cursos
  • Como se tornar parceiro
  • Código aberto
  • Acessibilidade
Comunicação
  • Ajuda
  • Notícias
  • Media kit
  • Mapa do site
Legal
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Política de Certificação
  • Consentimento Newsletter
República Portuguesa - Educação, Ciência e Inovação FCCN - Serviços digitais FCT FCCN - Serviços digitais FCT

© 2025 FCCN-FCT. Todos os direitos reservados.