A escrita criativa é uma forma de expressão artística que tem vindo a ganhar importância, não só no contexto académico, mas como ferramenta de trabalho criativo, em diversas áreas de trabalho.
Além disso, a escrita criativa promove o desenvolvimento da comunicação e a autoexpressão, ajudando as pessoas a compreenderem e expressarem os seus sentimentos e pensamentos reflexivos. Simultaneamente, a escrita criativa estimula a criatividade, a imaginação e o pensamento crítico, através do uso da linguagem. Em última análise, permite escrever e ler de forma mais competente, tanto no contexto do quotidiano, como profissional.
Esta forma de expressão distingue-se de outras pelo seu carácter inovador e criativo, na medida em que permite ao escritor (aquele que escreve) explorar outras e novas formas de escrita, libertando-se das amarras das regras convencionais e tradicionalmente aceites no que se refere ao texto escrito. A exploração de formas de expressão, a criação de novos mundos, seja através de histórias ficcionais, seja através da poesia, estimula a imaginação e a resolução de problemas, desenvolvendo competências de expressão como nenhuma outra área.
O curso está organizado em seis módulos e oito desafios de escrita criativa. À exceção do módulo 1, cada módulo tem pelo menos um desafio de escrita que o irá ajudar a desenvolver a criatividade. No módulo 4 são propostas quatro atividades de escrita, em virtude das subtemáticas abordadas
No final de cada módulo terá um questionário de avaliação sumativa, cada um com um peso de 10%, perfazendo 60% na nota final. No final do curso terá um questionário de avaliação final e um desafio de escrita criativa, cada um com um peso de 20% na nota final.
A classificação mínima para obtenção do certificado de participação é de 70%.
Categorias
Você tem o direito de:
De acordo com os termos seguintes: