Saltar para o conteúdo
FCCN serviços digitais da FCT
NAU site
  • Ajuda
  • Cursos
  • Programas
  • Notícias
  • Parceiros
  • Espaço AP
  • Você está aqui:
  • Página de entrada
  • Linguagens de programação

Linguagens de programação

Cód. LINPROG
CategoriaCiências Exatas e TecnologiasCategoriaAvançado
Dominar linguagens é mais do que escrever código — é criar soluções, inovar com lógica e transformar ideias em tecnologia que impacta o mundo.
  • Duração: 6 horas
  • Esforço: 6 horas
  • Ritmo: Ao ritmo do estudante
  • Idiomas: Português
imagem de capa do curso
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar por e-mail

O que vai aprender

  • Revisão dos fundamentos de programação
  • Identificação dos propósitos típicos de cada linguagem de programação
  • Identificação de técnicas de programação orientada a objetos
  • Explorar de metodologias de desenvolvimento e implementação de soluções através de programação
  • Explorar exemplos de low-code e conhecer algumas aplicações

Descrição

Este curso avançado oferece uma visão abrangente das principais linguagens de programação, abordando desde os fundamentos até ao desenvolvimento de soluções complexas. Os participantes explorarão conceitos essenciais, técnicas de programação orientada a objetos e como aplicar esses conhecimentos para resolver problemas reais.

Avaliação e certificação

No final de cada módulo, de modo a podermos avaliar o seu progresso, terá um teste com uma verificação de aprendizagem obrigatória e que terá um peso de 50% na classificação final. 

No final do curso terá um Teste de Avaliação Final com um peso de 50% na nota final.

Plano de curso

Parte I) Fundamentos Essenciais de Programação
Módulo 1: Revisão dos Fundamentos de Programação

Parte II) Paradigmas e Modelos de Programação
Módulo 2: Paradigmas de Programação — Visão Geral
Módulo 3: Programação Funcional

Parte III) Linguagens e Aplicações Práticas
Módulo 4: Propósitos Típicos das Linguagens
Módulo 5: Linguagens e Tecnologias para Web

Parte IV) Programação Orientada a Objetos (POO)
Módulo 6: Conceitos e Aplicações da POO

Parte V) Desenvolvimento de Soluções e Metodologias
Módulo 7: Ciclo de Vida e Metodologias de Desenvolvimento
Módulo 8: Ferramentas e Práticas de Desenvolvimento

Parte VI) Programação Low-Code e No-Code
Módulo 9: Introdução ao Low-Code e No-Code
Módulo 10: Plataformas e Casos Práticos

Parte VII) Tendências e Integração de Tecnologias
Módulo 11: Novas Abordagens em Programação

Organizações

Academia Portugal Digital

Licença

Licença para o conteúdo do curso

Atribuição-NãoComercial-SemDerivações

Você tem o direito de:

  • Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato

De acordo com os termos seguintes:

  • Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
  • NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
  • SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir domaterial, não pode distribuir o material modificado.
Programa de Recuperação e Resiliência República Portuguesa - Educação, Ciência e Inovação Financiado pela União Europeia - NextGenerationEU Compete 2020 Portugal 2020 União Europeia - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional União Europeia - Fundo Social Europeu
NAU site
Subscrever lista de email (newsletter)Siga-nos no FacebookSiga-nos no Linkedin
NAU
  • Sobre
  • Cursos
  • Como se tornar parceiro
  • Código aberto
  • Acessibilidade
Comunicação
  • Ajuda
  • Notícias
  • Media kit
  • Mapa do site
Legal
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Política de Certificação
  • Consentimento Newsletter
República Portuguesa - Educação, Ciência e Inovação FCCN - Serviços digitais FCT FCCN - Serviços digitais FCT

© 2025 FCCN-FCT. Todos os direitos reservados.