Este MOOC foi desenvolvido para profissionais de saúde envolvidos nos processos de dádiva, inscrição e ativação de dadores de medula. Apresenta os desafios atuais do CEDACE (Registo Português de Dadores de Medula Óssea), os novos critérios de elegibilidade, os fluxos administrativos e clínicos, e a reestruturação funcional da rede. A formação inclui vídeos, tutoriais e um estudo de caso interativo, reforçando a ligação prática entre teoria e execução clínica.
O curso está estruturado em cinco módulos com vídeos explicativos, tutoriais de documentação, simulações e avaliação final com emissão de certificado. Inclui também recursos descarregáveis e um glossário técnico.
Profissionais de saúde envolvidos nos processos de dádiva, inscrição e ativação de dadores de medula. É recomendado para médicos, enfermeiros, técnicos de laboratório, coordenadores de transplantação e secretariados clínicos. Conhecimentos básicos sobre o processo de transplante são úteis.
A avaliação inclui avaliação no final de cada módulo com um peso de 20%, e avaliação final com um peso de 80%. A certificação é emitida automaticamente após obter uma classificação igual ou superior a 70%. Não confere créditos formais.
Eduardo Espada é médico; cumpriu a sua formação pré-graduada no Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa em 2010, com trabalho final de Mestrado intitulado "Análise descritiva e comparativa do Registo Nacional de Dadores de Medula Óssea". Realizou o Internato de Formação Geral no Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca em 2011 e o Internato de Formação Específica em Hematologia Clínica no Serviço de Hematologia e Transplantação de Medula do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, EPE (actualmente Unidade Local de Saúde Santa Maria) – Hospital de Santa Maria, de 2012 a 2020, com período de interrupção de 2015 a 2016 para realização de Research Fellowship no laboratório do Dr. Jerome Ritz no Dana-Farber Cancer Institute em Boston, Massachusetts, Estados Unidos da América.
Atualmente, é Assistente Hospitalar de Hematologia Clínica no Serviço de Hematologia e Transplantação de Medula da Unidade Local de Saúde Santa Maria – Hospital de Santa Maria desde 2020, sendo membro da equipa da Unidade de Transplante de Medula Óssea e Gestor de Qualidade da mesma; é ainda, desde Setembro de 2023, o Responsável Médico do CEDACE, o Registo Português de Dadores de Medula Óssea.
Desde Outubro de 2021 exerce funções como Assistente Convidado da Disciplina de Hematologia do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na qual se encontra também inscrito como aluno do último ano do Programa Doutoral em Medicina, tendo a sua tese o título "Paving the path toward allogeneic off-the-shelf viral-specific T-cell products in Portugal - Filling the gaps: BKV-specific T-cell immunity post-transplantation and donor HLA typing requirements".
![]()
Você tem o direito de:
De acordo com os termos seguintes: